O 16º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS encerrou nessa quinta-feira à tarde, 18 de junho, com a aprovação da carta final do encontro. O evento teve a promoção da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do RS e Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC), e foi realizado nos dias 17 e 18 de junho, no auditório Itapema no Centro de Eventos do Plaza São Rafaelf.
A Carta do Fórum apresenta 11 proposições, entre elas, a atualização e utilização do Mapa da Cultura para pesquisas e levantamentos das necessidades de cada Município; a criação em cada Município de pasta específica para a gestão de cultura assim como de um fundo municipal, fortalecer a interlocução e vínculos entre o CODIC, a SEDAC, o CEC e o MINC, a organização de fóruns regionais favorecendo debates sobre políticas e projetos culturais e promover uma manifestação de agravo em relação à transferência do acervo de Érico Veríssimo e Mario Quintana para fora do Rio Grande do Sul, solicitando a garantia do retorno dos mesmos.
As Políticas Culturais foram abordadas no primeiro painel da manhã, com a representante da região sul do Ministério da Cultura, Rosane Dalsasso. Rosane apresentou o Sistema Nacional de Cultura e as ações do Programa Mais Cultura. – No mês de julho, serão realizados seminários estaduais da proposta de estruturação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) – falou Rosane. O Programa Mais Cultura foi assinado entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado para potencializar ações de incentivo à leitura. - Em 2008, foram destinados ao estado R$ 4,81 milhões pelo Programa Mais Cultura para a realização de várias ações – afirmou.
Durante a tarde, o promotor de Justiça de Igrejinha, Michael Flach, falou sobre a manutenção de patrimônios culturais, já o secretário de Cultura de Arvorezinha, Ruben Oliveira, compartilhou sua experiência exitosa no Município e como conselheiro estadual de cultura.
O painel de encerramento abordou o Fundo de Apoio à Cultura, com a palestra do técnico de cultura da prefeitura de Porto Alegre, Álvaro Santi. Santi apresentou o FUMPROARTE – Fundo Municipal de Promoção à Arte, que destina recurso orçamentário do Município para investimento e promoção da arte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário